Como renovar sua carteira CNH

Os vários acidentes envolvendo veículos de modo geral, findaram em promover mudanças na lei de trânsito, assim, as regras para tirar ou renovar a carteira de motorista estão cada vez mais rígidas.

Por lei a carteira de motorista precisa ser feita a cada cinco anos, tempo do prazo de validade da carteira de habilitação.

Depois deste período pessoas com a idade de 18 e 65 anos precisam ir até o Detran (Departamento Estadual de Transito) para atualizar seus exames e seus dados para que uma nova carteira possa ser emitida. As pessoas com mais de 65 anos terão que fazer este procedimento a cada três anos.

O que você deve levar para renovar sua carteira?

É preciso levar uma foto 3×4 recente, CPF e RG originais, comprovante de residência, a carteira de habilitação original (para os que estão renovando), o resultado do exame médico e ter passado na prova de direção defensiva e primeiros socorros. Além disso, é cobrada uma taxa de R$ 21,95.

Uma das maiores exigências para tirar a carteira de habilitação é o exame médico, nele serão avaliados a visão, audição, pressão e respiração, além de identificar algum problema que possa por em risco o motorista.
Tem que fazer também os exames psicotécnicos, que são realizados apenas em condutores profissionais, sendo que o motorista terá que mostrar que possui tanto habilidade como temperamento para dirigir profissionalmente.

Por ultimo será a prova de direção defensiva e primeiros socorros. Antes eram 30 horas de aula teórica e 15 da prática, mas com as novas regras para tirar carteira de motorista, tudo mudou, veja:

As horas passaram para 45 e 20. A prova pode ser agendada na Auto Escola Acadêmicos, e vale lembrar que apenas a primeira prova é gratuita. Se nesta prova você for reprovado será cobrada uma taxa.

A prova possui 30 questões de múltipla escolha que deverá ser respondida em 30 minutos, para conseguir ser aprovado é preciso acertar 70% do exame (21 questões).




Renovação de Habilitação

Requisitos mínimos para Renovar a Habilitação:

1. Não estar com a Habilitação Suspensa.

2. Possuir os seguintes documentos:

    a) Carteira Nacional de Habilitação;

   b) Carteira de Identidade ou outro documento de identificação;
 

   c) Cadastro de Pessoas Físicas no Ministério da Fazenda (CPF);

3. Original de comprovante de residência.


 

Como funciona o processo de Renovação da Habilitação

-Fazer sua matricula Auto Escola Cristo Rei;

-Freqüentar curso teórico, com no mínimo 15 horas/aulas teóricas  com conteúdo de 10 aulas de direção defensiva e 05 aulas de primeiros socorros. (consulte nossa agenda de horários e turmas).

-Ser aprovado no exame de sanidade física e mental;

 

 

Observações:

A renovação da CNH, tem como objetivo, atualizar os conhecimentos dos motoristas nas matérias abordadas no curso e reavaliar os condutores que estão com o Exame Médico vencido ou que venha a vencer nos próximos 30 dias.
 

Os motoristas habilitados antes de 1998, quando entrou em vigor o atual Código de Trânsito Brasileiro, devem fazer 15 horas de curso de atualização para poder renovar sua carteira de habilitação, ou  pode  realizar a renovação de sua Habilitação fazendo uma prova no DETRAN.


 

Vantagem:

Fazendo na Auto Escola Cristo Rei: Em apenas um final de semana com quinze horas aula, você faz o curso sem prova nenhuma e recebe uma certificação eletrônica em seu processo e fica dispensado de fazer as provas no Detran.


Para tirar outras dúvidas clique aqui